terça-feira, 23 de julho de 2013

No Twitter, Papa diz que Cristo confia sua própria missão aos jovens

           

O Papa Francisco voltou a usar seu perfil no Twitter para enviar, nesta terça-feira (23), mensagem aos jovens brasileiros. "Queridos jovens, Cristo tem confiança em vocês e lhes confia sua própria missão: 'Ide, fazei discípulos'", escreveu no começo da noite.


Mais cedo, ele havia publicado outras mensagens na rede social. O Papa havia dito que a Igreja Católica é jovem, e que a Jornada Mundial da Juventude mostra isso. "A Igreja é jovem e, na JMJ, se vê isso muito bem. Que o Senhor sempre nos mantenha, a todos, jovens de coração", escreveu o Pontífice, que está recluso na residência que o abriga no Sumaré, no Rio de Janeiro.

Ele também publicou uma mensagem de agradecimento pela recepção dos jovens.Na mensagem, o Papa Francisco diz: "Obrigado! Obrigado! Obrigado a vocês todos e a todas as autoridade pela magnífica acolhida em terra carioca!".


O Pontífice não tem agenda nesta terça. Ele permanecerá na sede da Igreja, onde poderá receber visitar e irá descansar. À tarde, haverá a abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude na praia de Copacabana.


A missa de abertura da Jornada, que será celebrada pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, está prevista para começar às 19h30 e deve receber um público de 500 mil pessoas, segundo a Prefeitura.
O Papa Francisco não é esperado no evento. Ele tem a agenda livre no dia. A expectativa dos fiéis, no entanto, é que o pontífice quebre o protocolo e visite o Cristo Redentor, para acompanhar um grupo de cardeais que escolheu o dia para visitar o Corcovado.

Interdições

Treze vias serão bloqueadas ao tráfego de veículos em Copacabana. O bairro recebe o primeiro grande evento da Jornada Mundial da Juventude.

Chegada do Papa

O Papa Francisco chegou ao Brasil às 15h45 desta segunda-feira (22) para presidir a JMJ, desfilou em carro aberto e saudou os jovens em seu primeiro discurso. "Cristo bota fé nos jovens", afirmou o pontífice argentino, que faz sua primeira viagem internacional desde que foi escolhido sucessor de Bento XVI. O Papa fica no país até domingo (28).

Francisco foi recebido com flores brancas pela presidente Dilma Rousseff na base aérea do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. Em seguida, percorreu um trajeto, acompanhado por uma multidão, em três carros, incluindo o papamóvel, e de helicóptero, até o Palácio da Guanabara, onde ambos discursaram.
"Obrigado pelo seu generoso acolhimento (...). Vim para a JMJ para encontrar os jovens que vieram de todo o mundo atraídos pelos braços abertos pelo Cristo Redentor. Estes jovens vêm de diversos continentes, falam línguas diferentes, são portadores de variadas culturas e, todavia, em Cristo encontram as respostas para suas mais altas e comuns aspirações e podem saciar a fome de verdade límpida e de amor autêntico que os irmanem para além de toda diversidade", afirmou.
"Cristo abre espaço para eles [jovens], pois sabe que energia alguma pode ser mais potente daquela que se desprende do coração dos jovens", disse o Papa. "Atenção, a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo (...), por isso nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando lhes souber abrir espaço."
Calor humano

Foram quase 12 horas de viagem ao Brasil. Minutos após descer do avião Airbus A330 da Alitalia, que saiu do Aeroporto de Fiumicino, próximo a Roma, às 8h55 (3h55 em Brasília), Francisco cumprimentou autoridades e religiosos que o aguardavam ao longo de um tapete vermelho estendido na pista do Galeão e ouviu o Hino da Jornada de um coral de 140 crianças.

Após os cumprimentos, Francisco entrou em um carro em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio. Dezenas de pessoas acenavam durante o trajeto. O carro chegou a ficar detido em um congestionamento. O Papa manteve o vidro aberto, devolvendo as boas-vindas.

Próximo à catedral, o carro foi novamente cercado por uma multidão, mas o Papa continuou acenando com a janela aberta, protegido por seguranças.
Protestos

Ao menos três grupos se reuniram no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio, para protestar contra a visita do Papa. No início da noite, houve tumulto em frente ao Palácio da Guanabara, quando o Papa já havia deixado o local. Manifestantes jogaram bombas de fabricação caseira em policiais, que revidaram com balas de borracha, jatos d'água e bombas de gás lacrimonêneo.

Durante a passagem de Francisco pelo Rio, a Operação Papa mobilizará cerca de 13,7 mil homens, 10,2 mil das Forças Armadas, 1,3 mil homens da Força Nacional de Segurança, além de agentes e policiais dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública. A Polícia Militar do Rio afirma que vai empregar 14 mil homens para fazer o patrulhamento da cidade.
Agenda

Na quarta (24), a agenda do Papa começa com uma visita a Aparecida, no interior de São Paulo. Na cidade, ele celebra uma missa no Santuário Nacional e almoça no Seminário Bom Jesus. São esperados 200 mil fiéis.



Bebê real aparece em público pela primeira vez em Londres


O bebê real, filho do Príncipe William e de Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, fez nesta terça-feira (23) sua primeira aparição pública em Londres.

A família saiu do hospital com o bebê pouco depois das 18h locais, para a tradicional apresentação do possível futuro rei ao público e à imprensa.
O menino, nascido na véspera no hospital St. Mary, tornou-se o terceiro na linha de sucessão do trono britânico, atrás do avô, Charles, e do próprio pai, William.

Veja como fica a linha de sucessão à Coroa britânica.
Os dois novos pais, que receberam a visita dos quatro avós maternos e paternos à tarde, reeditaram o gesto de Charles e Diana, que haviam apresentado seu primeiro filho, o príncipe William, exatamente no mesmo local, há trinta anos.
Após exibirem o pequeno príncipe de Cambridge para os fotógrafos, o Príncipe William disse que o casal ainda está "se decidindo" sobre o nome do bebê.
Nas casas britânicas de aposta, os nomes favoritos são George e James.
'Parece com ela, por sorte'

"É um bebê grande, pesa bastante e já tem mais cabelo que eu", disse. "Parece com ela, por sorte."

Sorridente e brincalhão, de camisa azul clara, ele afirmou que o casal está "muito emocionado" com o nascimento do bebê e brincou sobre o choro do futuro rei:
"Ele tem um bom par de pulmões, isso é certo", disse.
'Momento especial'

A duquesa de Cambridge, com um vestido azul de bolinhas, sorriu e acenou para a multidão entusiasmada, segurando seu filho, envolto em um manto branco.

"É um momento especial", disse Kate. "Creio que qualquer pai de primeira viagem sabe o que se sente."
Depois, ela passou o bebê para o marido.
Após a apresentação, o casal voltou ao hospital, e logo em seguida partiu, de carro, para o Palácio de Kensington, sua residência oficial londrina.
O bebê foi colocado em uma cadeirinha especial, na parte de trás do carro.

'Levaram mais que a metade de mim', diz pai de garota morta por tubarão



O pai da paulistana Bruna Silva Gobbi, de 18 anos, que morreu após ser atacada por um tubarão na Praia de Boa Viagem, no Recife, pretende embarcar ainda nesta terça-feira (23) para o enterro em Pernambuco. Bruna morreu na noite desta segunda-feira (22), após o ataque ocorrido durante a tarde. Valdir Gobbi afirma que ficou sabendo da morte da filha pela televisão.
“Olhei na televisão, filha não acredito! Levaram metade de mim, muito mais que a metade de mim. Estou sem chão”, contou Gobbi ao SPTV. Amigos e vizinhos da família de Bruna arrecadam dinheiro para comprar a passagem para o pai.
Bastante abalado, o namorado de Bruna, Gabriel Brito, conta que falou com ela pela última vez uma hora antes do incidente. Bruna tinha viajado com a mãe para passar férias no Nordeste e visitar a avó. "Estou sem chão, perdi a pessoa que eu queria passar o resto da vida”, disse Brito.
Bruna estava com uma prima quando foi atacada, por volta das 13h20 desta segunda. As jovens estavam na praia de Boa Viagem, na altura do edifício Castelinho. Ela estava a cerca de 20 metros da areia quando foi atacada. A jovem chegou a ser levada para o hospital, mas durante a cirurgia teve três paradas cardiorrespiratórias e não resistiu (Veja ao lado imagens do ataque).
“A maré estava muito alta, eu já não tinha mais como colocar o pé no chão, tinha muito buraco. Nós vimos a placa, até chegamos a falar nenhum tubarão chega aqui. Infelizmente não deu para salvá-la”, conta a prima da vítima, Daniele Souza Gobbi.

sábado, 20 de julho de 2013

Médicos decretam morte cerebral de bebê que inalou fumaça de crack



Um bebê que inalou fumaça de crack teve morte cerebral decretada pelos médicos do Hospital Materno Infantil, em Goiânia.  
O menino, de apenas um mês de vida, estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) desde o último domingo (14), por intoxicação por fumaça. Ele estava respirando com a ajuda de aparelhos. 
Segundo o hospital, os pais da criança são usuários da droga e a intoxicação teria sido provocada porque o bebê estaria no colo enquanto a mãe fumava. 

Anúncio de motel gera polêmica no Rio


Após o Ministério Público aplicar uma advertência ao motel Panda, localizado na zona sul do Rio, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu impedir a circulação de uma série de peças de propaganda do estabelecimento que mostravam mulheres em poses sensuais ao lado de homens vestidos com uma cabeça de panda. A alegação é de que a publicidade atrai a atenção do público infantil

Papa Francisco pede proteção à Virgem Maria para JMJ



O Papa Francisco visitou neste sábado a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, para pedir proteção aos participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que começa na próxima semana no Rio de Janeiro, anunciou o Vaticano.
Ele pediu a intercessão da Mãe de Jesus 'para a sua próxima visita apostólica, para os jovens que vão se reunir para a JMJ e a todos os jovens do mundo'.
O Papa entrou por uma porta lateral da enorme basílica, que foi aberta ao público. Ele se recolheu em uma capela diante da imagem da Virgem chamada 'Madonna Salus Populi Romani' e permaneceu imóvel em oração silenciosa por meia hora, antes de colocar flores e acender uma vela em que foi impresso o logotipo da JMJ.
Aos fiéis presentes, ele pediu para que o acompanhasse em sua viagem 'através da oração, da confiança e da penitência'.
O Papa argentino é um jesuíta que tem um grande respeito pela religiosidade popular, especialmente ao culto de Maria.
Durante os seis dias de estadia no Brasil, de 22 a 28 de julho, ele visitará o santuário mariano de Aparecida.

Papa Francisco manda mensagem no Twitter a quem está indo para o Rio



O Papa Francisco enviou neste sábado (20), por volta de 6h, uma nova mensagem por meio de sua conta no Twitter (@pontifex) aos jovens católicos que participarão no Rio de Janeiro da Jornada Mundial da Juventude.
"Queridos jovens! Sei que muitos de vocês ainda estão viajando para o Rio. Que o Senhor lhes acompanhe ao longo da viagem!", disse o Papa na versão em português de seu perfil.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Homem entra em coma após levar choque de celular ligado na tomada



Um cidadão de Pequim entrou em coma após ter sido eletrocutado ao tocar em seu telefone celular enquanto este estava carregando, um acidente semelhante a outro que ocorreu há poucos dias em que uma jovem chinesa morreu em circunstâncias similares, informou nesta sexta-feira o jornal China Daily.
Wu Jiantong está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital da capital chinesa, depois que, segundo explicações de sua irmã, se eletrocutou com seu iPhone 4 enquanto o aparelho estava conectado à rede elétrica.
"Estava de costas e, de repente, ouvi ele gritar. Quando me virei, ele já estava no chão se contorcendo", relatou sua irmã, que acrescentou que, ao retirar da tomada o carregador, sentiu "dor nas mãos" e notou "como a eletricidade circulou dos dedos das mãos até os pés".
Após uma semana de tratamento, o homem está respirando sem o auxílio de aparelhos, mas segue em coma e sem atividade cerebral aparente.
Depois do acidente, descobriu-se que o carregador do celular da vítima era falsificado, e que este poderia ser o motivo da descarga elétrica, como também aconteceu no caso da morte de uma jovem chinesa de 23 anos, há poucos dias na província de Xinjiang.
Segundo alguns parentes de Wu, a forte chuva que caiu durante a tarde no dia do acidente e o alto índice umidade do ar podem ter comprometido os sistemas de isolamento e provocado a descarga elétrica.
No dia 11 de julho, uma jovem de 23 anos chamada Ma Ailun morreu eletrocutada, segundo as primeiros análises, apesar de ainda não se ter certeza se foi o seu telefone celular -também um iPhone- que provocou o choque, como afirmaram seus familiares.
"Espero que a Apple nos dê uma explicação", publicou a irmã mais velha de Ma após o acidente na rede social Weibo, similar ao Twitter.
Com a rápida circulação da notícia pela internet na China, a Apple não demorou a publicar uma mensagem aos seus usuários no país asiático.
"Nós estamos muito tristes com o infeliz incidente. Transmitimos nossas condolências à família", declarou a empresa, através de sua sede na China, em comunicado, no qual também confirmaram a abertura de uma investigação sobre o ocorrido em colaboração com as autoridades chinesas.
Segundo o analista Xiang Ligang, em declarações à emissora estatal "CFTV", a utilização de um carregador falsificado pode ter sido a causa do choque que acabou com a vida da jovem.
"Às vezes, os carregadores falsificados economizam em qualidade. O protetor do circuito pode não ser bom, o que pode levar a uma ruptura do condensador e, com isso, a carga de 220 volts de energia chega diretamente enviada na bateria do telefone", explicou Xiang.
Outra das possibilidades, segundo o especialista, seria que o carregador tivesse sido desenhado para ser utilizado em Hong Kong, Taiwan ou Japão, onde os padrões elétricos são diferentes dos da China continental.