sábado, 23 de março de 2013

Papa Francisco faz 1ª visita a seu antecessor, Bento XVI


Papa Francisco e o Papa emérito Bento XVI se abraçaram ao se encontrarem neste sábado (23) na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde o antecessor do atual pontífice vive desde que renunciou, em 28 de fevereiro, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
Lombardi também contou que, após se cumprimentarem no heliporto da residência pontifícia e chegarem à residência papal, Francisco e Bento XVI foram a uma capela para rezar.
Bento XVI cedeu o lugar de honra a Francisco, e este o recusou, lhe dizendo: "somos irmãos". Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco.

sábado, 16 de março de 2013

Inspirado por brasileiro, Papa diz que nome vem de São Francisco de Assis



Em um encontro com jornalistas na manhã deste sábado na sala Paulo VI, no Vaticano, o papa Francisco explicou a origem do nome que escolheu para ser conhecido. 
Francisco afirmou que, durante o Conclave que o elegeu, ele estava sentando ao lado do cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, a quem se referiu como um grande amigo. "Quando a coisa começou a ficar perigosa", disse o Papa, Hummes tratou de tranquilizá-lo.
Quando ele alcançou o número de votos necessários para se tornar o novo líder da Igreja Católica, e em meio aos aplausos, Hummes o abraçou, o beijou e disse: "Não se esqueça dos pobres".  "Aquilo entrou na minha cabeça", contou o Papa. "Eu lembrei imediatamente de Francisco de Assis. Franciso é um homem da probreza, da paz, que ama e protege a criatura", afirmou, acrescentando ainda que quer uma Igreja pobre para os pobres.
Hummes era um dos cardeais que estava ao lado de Francisco no balcão central do Vaticano quando o Papa foi apresentado pela primeira vez ao mundo. 
Francisco também brincou com os jornalistas sobre outras "dicas" de nome que recebeu. Um deles seria de Adriano, em referência a Adriano VI, um grande reformador da Igreja. Outra dica seria Clemente XV, uma "vingança" . "Porque Clemente XIV foi o papa que acabou com a Companhia de Jesus (ordem jesuítica)", disse o Papa, ele próprio um jesuíta, arrancando risos da plateia. 
O Papa abriu o encontro saudando o trabalho dos jornalistas durante o Conclave. "Vocês realmente trabalharam, não é?", disse, fazendo referência a intensa cobertura midiática em torno da eleição do novo Sumo Pontífice. "Agradeço especialmente aqueles na mídia que aparesentaram o Conclave como um evento da fé". 
Francisco também salientou que a Igreja, apesar de ter estrutura, não é uma instituição política, e que colocará Jesus Cristo no centro de seu Papado. "Cristo está no centro da Igreja, não o Papa. Cristo guia a Igreja". 


Turista é estuprada diante do marido na Índia



Uma turista suíça foi vítima de um estupro em grupo diante do marido na sexta-feira no estado de Madhya Pradesh, centro da Índia, informou a polícia local. A mulher, com idade por volta de 40 anos, foi hospitalizada em Gwalior, a 340 km de Bhopal, a capital do estado, de acordo com o policial M.S. Dhodee.
Neste sábado, a mulher, que não teve detalhes do estado de saúde divulgado pela polícia, contou o que aconteceu na véspera. A vítima e o marido circulavam de bicicleta quando um grupo de pelo menos sete homens atacou o casal. Os agressores amarraram o homem e violentaram sua esposa diante dele. Depois roubaram 10.000 rupias (US$ 185) e um telefone celular.
As vítimas se declararam suíças, segundo a polícia. Os dois turistas seguiam para o famoso Taj Mahal, em Agra, um dos locais mais visitados da Índia. Eles pretendiam passar a noite em uma barraca em Madhya Pradesh.
O ministério das Relações Exteriores da Suíça informou estar a par do caso, mas não divulgou detalhes para proteger a confidencialidade. A Índia é cenário de manifestações contra as agressões sexuais a mulheres, que geralmente ficam impunes, desde o estupro em grupo de 29 de dezembro em Nova Délhi de uma estudante indiana de 23 anos que faleceu em consequência da gravidade dos ferimentos.
O estupro, na presença do namorado da jovem, que foi agredido, comoveu a Índia e o mundo. Os supostos autores do crime foram detidos e o principal acusado, Ram Singh, foi encontrado enforcado em sua cela no dia 11 de março.
Um projeto de lei aprovado pelo Parlamento indiano no início da semana prevê que os estupradores ficarão expostos a no mínimo 20 anos de prisão ou até mesmo à pena de morte, caso a vítima morra ou fique em estado vegetativo irreversível.

Corpo de adolescente que morreu tentando salvar irmão é encontrado


O corpo de uma adolescente de Dakota do Sul que se afogou quando pulou em um rio gelado para salvar seu irmão de 6 anos foi recuperado, disse um funcionário da equipe de emergência à Reuters no sábado. Equipes de resgate puxaram o corpo de Madison Leigh Wallace, de 16 anos, do Rio Big Sioux na noite de sexta-feira, disse Michael Koopman da equipe de resgate de bombeiros de Sioux Falls.
Investigadores acreditam que a menina pulou no rio quando seu irmão caçula, Garrett Martin Wallace, caiu na água na noite de quinta-feira. O menino de 6 anos conseguiu sair do rio e não ficou ferido, disse Koopman.
Autoridades ainda estão procurando o corpo de Lyle Francis Eagletail, de 28 anos, que passava pelo local e pulou no rio para tentar ajudar a adolescente que se afogava, e foi aparentemente arrastado com ela, disse Koopman.

quarta-feira, 13 de março de 2013

América Latina saúda papa como homem que enfrentará crise na Igreja



Por toda a América Latina, católicos festejaram a eleição de um cardeal da região como papa.
Embora alguns comentaristas tenham citado sua fama de ser conservador e inflexível como o antecessor Bento 16, os fiéis em geral celebraram o fato de os cardeais eleitores terem ido "até o fim do mundo" para escolher um papa, como disse Francisco 1o no primeiro pronunciamento do seu pontificado.
"Um latino é mais aberto aos outros, enquanto um europeu é mais fechado. Uma mudança como essa, com um latino-americano, será muito importante para nós, latino-americanos", disse a aposentada Ana Solís, de 75 anos, em frente à catedral metropolitana de Santiago.
"Estou feliz porque outro papa europeu seria como comer do mesmo pão todos os dias", disse Martín Rodríguez, taxista de 49 anos, na Cidade do México.
A presidente argentina, Cristina Kirchner, cumprimentou o seu compatriota Bergoglio em nota divulgada pelo Twitter.
"É nosso desejo que tenha, ao assumir a condução e guia da Igreja, uma frutífera tarefa pastoral desempenhando responsabilidades tão grandes para com a justiça, a igualdade, a fraternidade e a paz da humanidade."
Observando o início do que pode ser uma nova ordem na Igreja, dom Miguel Irizar, um sacerdote influente e ex-chefe da Conferência Episcopal do Peru, disse: "Antes foi a Europa que pregou o Evangelho ao mundo, agora o mundo novo da América, bem como a África e Ásia, deve evangelizar a Europa."
Francisco 1o é o primeiro papa latino-americano em quase 1.300 anos.
O jesuíta, de 76 anos, precisará enfrentar desafios colossais, como os abusos sexuais cometidos por clérigos contra menores nas últimas décadas em vários países e o recente vazamento de documentos que mostravam casos de corrupção e disputas internas na Cúria Romana, o núcleo da Igreja.
"Estamos enfrentando uma série de desafios agora e eu rezo para que o papa ajude a trazer nossos jovens de volta à Igreja", disse em frente à catedral da Sé, em São Paulo, a católica Deise Cristina, de 43 anos, que vai à missa toda semana. Ela comemorou o fato de a Igreja ter quebrado "um tabu" ao eleger um latino-americano.
A América Latina reúne 42 por cento dos 1,2 bilhão de católicos do mundo, tendo um peso bem superior ao da Europa, com 25 por cento dos fiéis. Mas há anos a Igreja vem perdendo espaço na região para os cultos protestantes e evangélicos.
O arcebispo do Rio de Janeiro, Orani Tempesta, disse que a eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio no conclave "mostra que a Igreja está olhando para a América Latina".
Mas o novo papa, que supostamente ficou em segundo lugar no conclave anterior, em 2005, não é visto como alguém que levará mudanças profundas à administração da Igreja.
"Ele não vai ser um grande liberal, não haverá grandes mudanças no ensinamento da Igreja, provavelmente no alcance da Igreja ... Ele será cuidadoso e conservador e esperamos o melhor", disse o padre James Bretzke, professor de teologia moral do Boston College, e jesuíta como o novo papa. "Ele tem a reputação de ser bastante inflexível e fortemente conservador."
Mas, para os católicos do mundo, seu perfil é menos importante, ao menos por enquanto, do que seu jeito tranquilo ao se apresentar para a vasta multidão na praça de São Pedro, agradecendo a Deus por tê-lo escolhido.
"Ele é um homem muito humilde, muito próximo do povo. Podemos notar isso na forma como pediu a oração e se inclinou para o público", disse o secretário-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil, Leonardo Steiner, em Brasília.
Em Cuba, onde relações entre Igreja e Estado se intenficaram depois de anos de tensão e onde Bento 16 fez uma visita, em 2012, o presidente Raúl Castro enviou uma mensagem de felicitações.
Apesar da genuína emoção do dia, não demorou para que as provocações e piadas começassem nas redes sociais.
Pelo Twitter, espalhou-se a expressão "la mano de Dios", em alusão à explicação dada pelo argentino Diego Maradona para o gol de mão que ele marcou contra a Inglaterra na Copa de 1986.

Mundo recebe com surpresa e alegria escolha do primeiro papa das Américas



A comunidade internacional, especialmente a latino-americana, recebeu nesta quarta-feira com surpresa e alegria a escolha do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como novo papa.
De seu país natal, a presidente argentina, Cristina Kirchner, felicitou Bergoglio e lhe desejou uma "frutífera tarefa pastoral, desempenhando tão grandes responsabilidades através da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz da humanidade".
"Em meu nome, no nome do governo argentino e em representação do povo de nosso país, quero cumprimentá-lo e expressar minhas felicitações por ter sido eleito novo pontífice da Igreja", afirma a carta divulgada nesta quarta-feira por Cristina.
A presidente Dilma Rousseff também parabenizou o novo papa e o povo argentino e disse que os fiéis brasileiros o esperam no Rio de Janeiro em julho para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Já o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, felicitou o cardeal Bergoglio como primeiro pontífice latino-americano, a quem definiu como "paladino dos pobres e dos mais vulneráveis".
Como o primeiro papa das Américas, "sua escolha também reflete a fortaleza e vitalidade de uma região que cada vez mais molda nosso mundo", ressaltou Obama.
Na Argentina, o júbilo foi grande logo após a divulgação da notícia que Bergoglio, que levará o nome de Francisco I, é o novo sumo pontífice: os sinos da catedral de Buenos Aires repicaram, os automóveis tocaram as buzinas e os fiéis entraram no templo com aplausos e gritos de "Viva o papa!".
Os latino-americanos receberam com alegria a escolha do cardeal arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, que se transforma no primeiro papa da região e o primeiro jesuíta a ocupar o trono de Pedro.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, aprovou a escolha do primeiro pontífice latino-americano, com quem espera estabelecer uma "relação cordial e próxima".
Por sua vez, o presidente interino da Venezuela, Nicolás Maduro, atribuiu à influência do falecido Hugo Chávez a escolha do novo papa.
"Nós sabemos que nosso comandante ascendeu às alturas e está frente a frente com Cristo. Alguma coisa influenciou na escolha de um papa sul-americano, alguma mão nova chegou e Cristo lhe disse: 'Chegou a hora da América do Sul'", disse Maduro.
Já o presidente do Equador, Rafael Correa, considerou que a eleição de um latino-americano como papa é mais uma prova que o mundo vive momentos "históricos sem precedentes".
De Nova York, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, felicitou o papa Francisco I e declarou que espera que, sob seu mandato, seja mantida a cooperação entre a ONU e a Santa Sé.
Na Europa, os reis da Espanha felicitaram o novo papa e o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, manifestou a disposição de seu Executivo para manter e reforçar "as relações entre a Santa Sé e Espanha, sobre a base dos profundos valores que compartilhamos: a vida, a dignidade humana, a liberdade, a paz e a justiça".
O primeiro-ministro interino da Itália, Mario Monti, transmitiu "o afeto e a felicidade" que seus compatriotas sentem pela escolha de Bergoglio como sumo pontífice e reconheceu os vínculos da "história especial" que unem Itália e Argentina.
Por sua vez, a chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou "todos os cristão da América Latina", enquanto o chefe do governo britânico, David Cameron, assinalou a eleição do novo pontífice como um momento "transcendental" para os católicos de todo o mundo.
Por sua parte, o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, exaltou a "esperança" que "incontáveis" portugueses têm na palavra e no magistério do novo pontífice.
A Comissão, o Conselho e o Parlamento europeus também enviaram mensagens de felicitação a Francisco I, a quem pediram para "defender e promover os valores fundamentais da paz, da solidariedade e da dignidade humana".
As conferências episcopais latino-americanas celebraram esta designação e não deixaram de destacar o fato de que o novo papa é da região.
"Estamos felizes, satisfeitos. A eleição de um latino-americano mostra que a Igreja se abre para todos, que não está orientada apenas à Europa", disse em entrevista coletiva o secretário-geral da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), o bispo Leonardo Steiner.

segunda-feira, 4 de março de 2013

RS: mulher é presa por jogar 2 bebês de sacada de prédio



A Polícia Civil de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, prendeu em flagrante nesta segunda-feira uma mãe de 24 anos que arremessou duas filhas da sacada de um apartamento na cidade. Conforme a delegada Isabel Trevisan, a mulher jogou a filha de 7 meses, que caiu no telhado do andar abaixo. A segunda filha, de 2 anos, foi também arremessada e ficou pendurada na grade da sacada, conforme a delegada.
Os vizinhos salvaram as duas crianças e chamaram a polícia. O pai das meninas declarou à polícia que a companheira já teria tido pelo menos três surtos psicológicos nos últimos dias. Segundo ele, a suspeita perguntava se as crianças, que estavam no seu colo, estavam vivas, e que ela dizia sentir "cheiro de sangue" e "cheiro de morte".
A mulher foi conduzida ao hospital e está sob custódia da Polícia Militar. A criança de 7 meses está internada em estado grave e a sua irmã de 2 anos foi encaminhada para familiares.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Mulher mata o filho de nove anos por ter o "pênis pequeno"



Uma mulher indonésia afogou seu filho de nove anos na banheira alegando que estava preocupada de que seu "pênis pequeno" afetasse suas perspectivas para o futuro, afirmou um porta-voz da polícia nesta quinta-feira (28).
A mulher de 38 anos da capital Jacarta disse à polícia que seu filho tinha um pênis pequeno antes de ser circuncidado, mas que parecia ter encolhido ainda mais após a operação, informou o porta-voz da polícia Rikwanto à AFP.
"Ela disse aos investigadores da polícia que o matou porque ele teria um futuro sombrio com seu pênis pequeno", disse Rikwanto.

Brasileiros têm as relações sexuais mais longas, diz pesquisa


Para quem reclama das rapidinhas, saiba que sexo no Brasil dura mais que no resto do mundo. De acordo com uma pesquisa, os brasileiros praticam em média 20,8 minutos de preliminares, perdendo apenas para Grécia, e demoram 27,2 minutos durante a penetração, logo atrás de Hong Kong. Essa relação média de 48 minutos é recorde entre todos os países. As informações são do The Sun.


Apesar disso, o Brasil não aparece no ranking de países em que o sexo é praticado com mais frequência. Mulheres do mundo todo foram questionadas se tinham relações sexuais pelo menos uma vez por semana. Neste quesito, Colômbia está em primeiro lugar, já que 89% das mulheres afirmaram que sim, seguida de Indonésia e Rússia, empatadas com 88%.
Entre as que mais prevenidas estão China (77%), Hong Kong (73%) e Índia (71%). O Brasil fica em sexto lugar, com 67% das mulheres que usam contraceptivos durante as relações.
O levantamento mostrou ainda que as mulheres que mais têm orgasmo são as húngaras, com 75%, seguidas de gregas (71%) e espanholas (70%). Já os países em que elas menos atingem o orgasmo são Malásia, com 28%, Coréia do Sul, com 25%, e China com apenas 23%.

Papa deve ser escolhido pelo perfil, diz arcebispo de Brasília



O sucessor de Bento XVI deve ser escolhido por seu perfil, conhecimento e por sua habilidade, e não pelo país que representa, segundo o arcebispo metropolitano de Brasília, dom Sergio da Rocha, 53 anos. Para ele, a discussão sobre a origem do futuro papa não deve ficar em primeiro plano, pois causaria uma série de dificuldades. A eleição do papa ocorrerá durante o conclave, ainda sem data para começar. No total, 115 cardeais estão aptos a votar.
'É claro que ficamos felizes [com a possibilidade de brasileiros serem cotados como sucessores]', disse o arcebispo, após celebrar a missa de Ação de Graças a Bento XVI. 'Estamos em comunhão com o sucessor do papa. Mas condicionar a escolha à origem do escolhido pode criar dificuldades. O Ministério Petrino [o pontificado] tem um valor que vai além [disso]', ressaltou.
Dom Sergio da Rocha destacou ainda que a 'figura do papa' transcende a 'figura humana'. 'O papa ocupa o lugar do apóstolo Pedro [que para os católicos foi o primeiro papa, escolhido por Jesus Cristo]. Isso deve ser valorizado ainda mais na escolha [do sucessor]', disse o arcebispo.
Ontem (28) a Arquidiocese de Brasília orientou todas as igrejas da cidade para a celebração de missas de Ação de Graças a Bento XVI. Na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, dom Sergio da Rocha, destacou que Bento XVI deixou a marca do amor e da caridade. Segundo ele, a decisão da renúncia deve ser recebida por todos com serenidade, fé e oração.
O arcebispo de Brasília encaminhou um documento às igrejas da cidade para que incentivem as orações durante o período que começa a partir das 20h de hoje que é chamado de sé vacante (período referente à ausência do papa). Durante a missa de hoje dom Sergio da Rocha destacou que Bento XVI é um 'exemplo de humildade, força e despojamento'.
Assim que o conclave for finalizado, com a escolha do sucessor de Bento XVI, as igrejas de Brasília deverão homenagear o próximo papa. O arcebispo disse que devem ser tocados os sinos das igrejas: 'Como manifestação de júbilo e acolhida ao novo pastor supremo'.

Justiça decreta prisão preventiva dos envolvidos no incêndio da Kiss


A Justiça do Rio Grande do Sul decretou nesta sexta-feira a prisão preventiva e revogou a prisão temporária dos quatro envolvidos no incêndio da boate Kiss - os sócios-proprietários da casa noturna Mauro Londero Hoffmann e Elissandro Callegaro Spohr, o Kiko, e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Augusto Bonilha Leão. A decisão foi tomada pelo juiz de Direito Ulysses Fonseca Louzada, da 1ª Vara Criminal de Santa Maria.

O pedido foi feito pela polícia com base na necessidade da garantia da ordem pública e na conveniência da instrução criminal. Além disso, há a necessidade de serem feitas novas apurações. "As investigações policiais ainda seguem a fim de embasar uma eventual denúncia, devendo tais elementos serem posteriormente judicializados. E essa instrução exige proteção, o que somente se dará através da prisão preventiva", explicou.
De acordo com o juiz, a determinação da prisão preventiva "não significa que estejam encerradas as conclusões a serem tomadas sobre o fato, tampouco se trata de antecipação de condenação", mas sim que há indicativos de autoria e que a prisão é necessária. "Tal mecanismo é perfeitamente constitucional", ressaltou. 
O Ministério Público já havia se manifestado favorável à solicitação da Polícia Civil. Ao analisar o pedido, o juiz Ulysses Louzada disse que há elementos de materialidade delitiva que asseguram a existência de crime. "Ainda que não tenham sido disponibilizados os autos de necropsia de todas as vítimas, há que se considerar, para o momento, suficientes as provas da materialidade, diante do aporte dos autos de necropsia de duas das vítimas, acompanhadas de fotografias e de laudos periciais de pesquisa de álcool etílico, carboxihemoglobina e cianeto no sangue dos falecidos", afirmou.
De acordo com o que já foi apurado, os integrantes da banda usaram um sinalizador inadequado para o ambiente durante o show na madrugada do dia 27 de janeiro, o que teria iniciado o incêndio. Paralelamente, o juiz ressaltou o fato de que a estrutura física do estabelecimento e a ausência de portas que funcionassem como saídas de emergência e de outras aberturas comprometiam a circulação de pessoas e a evacuação imediata do local.