quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Laudo confirma que motorista morreu após ter artéria perfurada durante lipoaspiração em SP



O laudo necroscópico da motorista Maria Irlene Soares da Silva, de 43 anos, apontou que a paciente morreu após ter tido a artéria aortaabdominal perfurada durante cirurgia de lipoaspiração e colocação de implantes de silicone, em dezembro do ano passado.  
Segundo o exame, realizado pelo IML (Instituto Médico Legal) Central, a morte de Maria Irlene ocorreu após “lesão traumática da artéria aorta abdominal, com hemorragia imediata e intensa".
O laudo confirma a declaração de óbito da vítima, que indicava “hemorragia interna aguda traumática” e acrescenta que ela foi provocada por “por agente corto-contundente”.
— O instrumento que causou a lesão letal acidental foi uma cânula de lipoaspiração. Por seu mecanismo de ação (sucção através de abertura subapical) e pela configuração da lesão causada, pode ser classificado como agente corto-contundente.
O procedimento cirúrgico em Maria Irlene foi realizado na Clínica Wagner Fiorante, na Vila Nova Conceição, bairro nobre da zona sul de São Paulo. De acordo com o 15º Distrito Policial, onde o caso foi investigado, o médico foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e o inquérito já está com o Ministério Público.
Fiorante foi indiciado pelo mesmo crime em razão da morte de outra paciente, operada em abril do ano passado. A mulher, também submetida à cirurgia de lipoaspiração, morreu em decorrência de uma hemorragia interna aguda em consequência de lesões de vasos abdominais.
Ressuscitação
O laudo necroscópico de Maria Irlene aponta ainda “embolia gordurosa assinalada em pulmão direito” e esclarece que ela não estava associada à morte e “decorreu das manobras de ressuscitação”. Diz o documento:
— O exame anátomo-patológico foi colhido apenas com valor documental, para reforçar o esforço realizado em manobras de ressuscitação.
A polícia informou que comunicou os casos ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo. O objetivo é fazer com que o médico tenha suspensa a licença para atuar em cirurgia plástica.
"Uma fatalidade"

Por meio de sua assessoria de imprensa, o médico Wagner Fiorante respondeu, via e-mail, que considera o caso “uma fatalidade”.

— Mesmo quando procuramos dar o nosso melhor, ocorre uma fatalidade como essa que aconteceu. E ela não leva apenas a vida do paciente, leva também muito da nossa própria vida, da nossa história, e deixamos para trás 30 anos de bem-sucedida carreira médica, na qual temos a consciência de que muito fizemos pelo nosso semelhante, para nos fixarmos apenas no acontecido.

Em tom de desabafo, o cirurgião enfatizou que tem “aprendido muitas lições de humildade e e como somos limitados diante de uma vontade muito maior que a nossa, aquela que decide destinos e tem o poder sobre vida ou morte”.  

— Trago de berço valores como caráter, retidão moral, compaixão e fraternidade – por  isso escolhi a área médica por profissão e justamente a área da qual pudesse transformar o sonho das pessoas em realidade, corrigindo um nariz, uma barriga, uma deformação congênita e as causadas por acidentes do percurso, queimados, mutilados.

Dizendo-se triste com o que aconteceu, acrescentou ainda que a área médica é ‘cheia de riscos e não permite erros".

— Apesar dos muitos acertos, de muitas realizações gratificantes, de muitas cirurgias bem sucedidas, dos cursos, das atualizações, das especializações no exterior, as coisas acontecem independente da nossa vontade.
 

"Minha  irmã não vai voltar mais"
Maria Alice Soares da Silva, irmã de Maria Irlene, conta que o resultado do exame necroscópico não surpreendeu os familiares.
— A gente tinha certeza de que havia sido um erro médico. Eu já fiz cirurgia plástica e conheço muita gente que fez. No atestado (de óbito) já estava dizendo que era erro médico.
Ela diz que está processando o cirurgião e que a filha de outra paciente, morta em abril do ano passado, também será convidada a participar da ação.
Mas Maria Alice destaca que nada será capaz de reparar a perda da irmã.
— Minha irmã não vai voltar mais. Não tenho nem palavra para dizer o que a família está sentindo. Ainda está tudo muito recente. Não teve (festa de) final de ano, não teve nada. Estávamos programados para viajar no Carnaval, mas ninguém foi. A família se encontra e já começa a chorar. O que a gente quer é justiça.
Maria Irlene deixou três filhos, o mais novo tem 12 anos. Segundo Maria Alice, a irmã era "o pai e a mãe da criança".

Mulher mata o filho de nove anos por ter o "pênis pequeno"



Uma mulher indonésia afogou seu filho de nove anos na banheira alegando que estava preocupada de que seu "pênis pequeno" afetasse suas perspectivas para o futuro, afirmou um porta-voz da polícia nesta quinta-feira (28).
A mulher de 38 anos da capital Jacarta disse à polícia que seu filho tinha um pênis pequeno antes de ser circuncidado, mas que parecia ter encolhido ainda mais após a operação, informou o porta-voz da polícia Rikwanto à AFP.
"Ela disse aos investigadores da polícia que o matou porque ele teria um futuro sombrio com seu pênis pequeno", disse Rikwanto.
— Ela afogou o filho em uma banheira cheia de água. Depois o vestiu e colocou seu corpo na cama. E então foi a uma delegacia de polícia próxima para relatar o crime.
Rikwanto disse que a mulher estava totalmente consciente do que tinha feito, mas a polícia ordenou a realização de um teste psicológico para avaliar sua condição mental.

Microsoft pode ser multada por não dar opções de navegador



Órgãos de defesa da concorrência da União Europeia planejam multar a Microsoft em março, num caso antitruste ligado à empresa de software -americana, disseram nesta quinta-feira duas pessoas familiarizadas com o assunto.
A Comissão Europeia havia acusado a Microsoft em outubro de 2012 de violar o compromisso para oferecer a consumidores europeus a alternativa de escolher navegadores rivais de internet em sua versão anterior do sistema operacional Windows. Os reguladores abriram em julho a investigação para verificar se a Microsoft está cumprindo uma decisão de 2009 de oferecer aos usuários a opção de escolher o navegador de internet.
A companhia fez um compromisso em 2009 para encerrar uma investigação antitruste e se livrar de penalidades que poderiam chegar até 10% das receitas globais. Com o acordo, a Microsoft aceitou fornecer aos usuários do Windows na Europa uma "tela de escolha", permitindo que eles optassem por outro navegador além do programa padrão da Microsoft, o Internet Explorer. Mas a tela de escolha parece ter desaparecido quando a Microsoft lançou o Windows 7 Service Pack 1, em fevereiro de 2011, privando cerca de 28 milhões de pessoas da opção de escolher o seu navegador preferido, disse Almunia.
A Microsoft atribuiu a um erro técnico a falta de opções de navegadores para os usuários do Windows 7, que podem utilizar apenas o Internet Explorer. "Demos passos imediatos para resolver este problema. Lamentamos profundamente que este erro tenha acontecido e pedimos desculpas por isso", declarou a Microsoft em comunicado divulgado em Bruxelas na abertura das investigações.
Entre as medidas adotadas pela Microsoft, o primeiro passo foi desenvolver e testar uma solução de software que começou a ser distribuída imediatamente e colocada à disposição dos computadores afetados para que pudessem acessar a tela de escolha.
Também foi realizada uma investigação na qual foram entrevistados trabalhadores da empresa para tentar esclarecer como aconteceu o suposto erro, cujos resultados serão enviados à Comissão Europeia.

Bento XVI se despede de cardeais e promete obediência ao novo papa



Bento XVI fez na manhã desta quinta-feira um de seus últimos pronunciamentos ainda como Papa. Em encontro com cardeais no Vaticano, ele afirmou que permanecerá os próximos dias em oração para que todos estejam próximos do Espírito Santo na escolha do novo papa e prometeu obediência ao religioso que sucedê-lo: "Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias... quando vão eleger o próximo papa a quem hoje eu declaro minha reverência e obediência incondicionais", afirmou Bento XVI.
O Papa destacou a proximidade, solidariedade e conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de Pontificado. "Nestes anos vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiante no caminho da Igreja, ao lado de momentos nos quais as nuvens se condensavam no céu. Tentamos servir a Cristo e a sua Igreja com amor profundo e total, que é a alma de nosso Ministério", disse.
Bento XVI afirmou ainda que o Colégio Cardinalício deve ser "como uma orquestra, na qual a diversidade possa levar a uma harmonia de concórdia".
"Permaneçamos unidos, queridos irmãos, nas preces e especialmente na eucaristia. Assim servimos à Igreja e a toda à humanidade. Esta é nossa alegria, que ninguém nos pode tirar", acrescentou.
O Bispo de Roma disse ainda que a Igreja não é uma "instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo".
O Papa se despediu dos cardeais na grandiosa Sala Clementina. Cerca de 100 religiosos assistiram ao ato, e após seu discurso, o Papa se despediu individualmente de todos eles.
Em alguns momentos, Bento XVI chegou a rir, por exemplo quando o cardeal filipino Luis Antonio Tagle disse algo em seu ouvido.
Em nome dos cardeais, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, expressou gratidão pelos oito anos de pontificado de Bento XVI.
Sodano disse que todos, com ansiedade, uniam-se ao redor do Papa e lembrou a frase pronunciada por Bento XVI no final dos recentes exercícios espirituais, quando agradeceu aos cardeais "por estes oito anos nos quais carregaram comigo com grande competência, afeto e amor, o peso do Ministério petrino". Em seguida, Sodano afirmou que são os cardeais que devem agradecer ao Papa o "exemplo dado por ele nestes anos".
O decano disse que a voz da Igreja será escutada na Terra até que a voz do anjo do Apocalipse proclame "o tempo acabou , completou-se o mistério de Deus". "Terminará assim a história da Igreja e a história do mundo", afirmou Sodano.
Este é o único ato, de caráter privado, previsto para hoje por Bento XVI em seu último dia de Pontificado. Nesta tarde, após o almoço, Bento XVI abandonará o Palácio Pontifício do Vaticano e se transferirá para a vila Pontifícia de Castel Gandolfo, a 30 quilômetros ao sul de Roma, onde se alojará até que terminem as obras de restauração do convento de freiras existente dentro do Vaticano, onde viverá.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Veja 7 situações que indicam quando o ciúme faz sentido



Todo mundo tem seus momentos de ciúme extremo, até mesmo as mais lindas modelos internacionais. Confira em quais situações o ciúme é aceitável e quando ele de fato pode indicar algo errado na relação.
1. Você pega o seu parceiro olhando para outra

É um instinto natural comer com os olhos alguém muito bonito –até mesmo para as mulheres. E isso não quer dizer que ele quer sair com ela. Mas ainda assim é uma atitude grosseira, então, diga a ele que isso incomoda você.

2. A nova colega de trabalho dele poderia ser gêmea da Gisele Bündchen
Partindo do princípio que o ambiente de trabalho é um terreno fértil para novos relacionamentos, esta é uma situação perigosa em potencial. Mas antes de enlouquecer, tome a frente da situação e admita a ele que está se sentindo um pouco insegura. Então, avalie a forma como ele responde: se for sensível e te tranquilizar, essa sua sensação não passa de uma ideia. Agora, se ele alimentar suas preocupações, isso pode sim ser uma bandeira vermelha.
3. Ele conta que encontrou a ex para alguns drinques

Se o relacionamento parece não oferecer mais riscos, fique tranquila com relação a isso – embora você possa sugerir que ele almoce ou tome um café no lugar de sair para beber. E mantenha o seu radar atento aos sinais: se ele não te apresentar para ela, se eles terminaram recentemente, se ele deixa escapar que ainda tem sentimentos por ela ou se ele expressa raiva ou ciúme com relação a você. Tudo isso pode indicar que pode haver algo por trás dessa suposta amizade.​

4. A despedida de solteiro do amigo é em um clube de strippers

Algumas mulheres não têm problemas com strippers, mas se isso te incomoda, trate do assunto com cuidado. Você deve ser honesta com relação às suas preocupações, sem fazer parecer que você o está privando da diversão com os amigos. Sem confrontá-lo, explique que você não é fã da ideia. Ele conseguiu garantir que te ama e que você não precisa se preocupar? Então deixe-o ir e relaxe. Ele ficou bravo e agiu na defensiva? Isso não é bom. Uma opção seria discutir condições, como por exemplo, impedir que ele permita mulheres sentando no colo dele durante a festa.

5. Ao digitar uma mensagem, ele não te conta o que é

Existem três possibilidades para um homem estar fazendo isso. 1) Você exagera na intromissão, então ele se rebela. 2) Ele pode estar tentando te irritar por algum motivo. 3) Ele é burro suficiente para estar falando com outra mulher na sua frente. Sendo assim, tente investigar e saber qual é o real motivo dessa atitude.

6. Ele sai sozinho com amigas próximas

Se você já se encontrou com essas amigas e vocês saem todos juntos de tempos em tempos, então não há motivo para estresse. Mas se ele compra presentes para elas, se encontra com elas no meio da semana, ou a voz dele muda e fica suave quando fala com elas ao telefone, algo está errado.

7. Ele comenta que acha sua melhor amiga atraente

Isso não é tão relevante desde que o comentário seja feito no meio de uma discussão, por exemplo, sobre o quanto a pessoa em questão é bonita. Mas se este assunto surgir do nada, e se repetir por muitas vezes, pode ser que ele esteja mesmo atraído por ela. Isso é totalmente normal, desde que o desejo não migre para a vida real, obviamente.  Se isso te incomoda, não perca a oportunidade de falar sobre o quanto o amigo dele te atrai também. Isso provavelmente o fará ficar em silêncio.



RS: família luta há 5 anos para sepultar preso enterrado na cadeia

Desde março de 2008, o apenado Marcelo Raulino Fierro é tido como foragido da Colônia Penal Agrícola (CPA) de Charqueadas (RS), já que não se apresenta às conferências diárias de checagem dos presos. Oficialmente, ele fugiu, mas a família diz que ele foi morto e enterrado dentro da própria CPA. Um ofício da penitenciária de abril do mesmo ano informou que um cadáver em avançado estado de decomposição foi achado no pátio do presídio. No dia 1º de fevereiro deste ano, o juiz Eduardo Ernesto Almada, da Vara de Execuções Criminais (VEC), enviou ao Departamento Médico-Legal (DML) um despacho "para que encaminhe a este juízo a certidão de óbito do apenado, no prazo de 05 dias". O despacho foi reenviado pelo juiz Alexandre de Souza Pacheco e chegou ao DML na última terça-feira, dando novo prazo de cinco dias. O DML ainda não cumpriu a determinação com o argumento de que ainda não existe uma "identificação conclusiva". 


Em 2009, o DML fez um teste de DNA nos restos mortais encontrados na CPA e comparou o código genético com o de uma irmã de Fierro. Foi comprovado que eles pertencem à mesma família, mas a certidão de óbito não foi liberada pelo DML. "O exame de DNA é apenas mais um dado de identificação nesse caso, que prova que são membros da mesma família, mas não prova que é ele mesmo. A identificação foi considerada inconclusiva", atestou um laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul. Segundo o documento, não se podia "excluir que fragmentos de músculo encaminhado à perícia pertençam a um indivíduo da mesma linhagem matrilínea de Márcia Regina Raulino Fierro". 
Cinco anos depois, a indefinição deixa a família do apenado inconformada, como explica o advogado Rodrigo Rollemberg Cabral. "Trata-se de um homem que cometeu um erro, porém, a família deveria ter sido tratada de outra forma pelo Estado. Assim como foi feito é um total descaso. A filha dele tem 12 anos, está acompanhando a história e sofrendo muito, justamente pelo erro do Estado", criticou o defensor. "É um absurdo ficar dois anos esperando um laudo de DNA e mais três a certidão de óbito. A Justiça está tentando colocar panos quentes", completou. 
Justiça reconhece dificuldade

Embora não sejam comuns, casos como esse acontecem com frequência, segundo o juiz Sidinei José Brzuska, da Fiscalização dos Presídios da Vara de Execuções Criminais (VEC). Ele reconhece a dificuldade em resolver esse caso. "A pessoa que expede a certidão de óbito precisa de algo que ateste que aquele é fulano. Nem sempre o documento é fornecido pela VEC, às vezes a pessoa deve buscá-lo em outras partes".

"Isso não é comum, mas acontece com relativa frequência. Tomamos conhecimento quando os presos telefonam para as famílias, dizendo que estão em risco, e um tempo depois alguém liga e diz 'já era'. Daí, as famílias vêm ao Fórum desesperadas atrás de notícias. (...) Pela lei, o juiz extingue a pena à vista da certidão de óbito", afirmou Brzuska.
Enquanto o imbróglio não é resolvido, a filha do apenado, que mora com os tios, faz tratamento psicológico e frequenta o Conselho Tutelar. De acordo com Flávio Severo, cunhado de Fierro, ela quer apenas enterrar o pai simbolicamente e dar um ponto final na história. "Ela sente falta do pai, lamenta não ter visto ele pela última vez e comenta que já sabe o que aconteceu, mas não o sepultou. Ela quer pelo menos isso. O Estado deveria ter um pouco de consideração com a gente", disse ele.
Conforme o IGP, "o Departamento Médico Legal, por força da lei, só vai liberar os restos mortais à família mediante ordem judicial, único instrumento jurídico capaz de isentar a instituição da responsabilidade legal pela tutela do material". Ainda hoje, o diretor-geral do instituto deve se manifestar sobre o impasse.

Yahoo se inspira no Facebook para reformular site



O Yahoo está lançando uma reforma de seu site, com o objetivo de tornar o portal mais moderno e atraente para os usuários.
"Queríamos que fosse familiar, mas também queríamos que adotasse alguns dos paradigmas modernos da Web", afirmou Marissa Meyer, a presidente-executiva do Yahoo, em entrevista ao "Today", programa da rede de TV norte-americana NBC, nesta quarta-feira.
"Uma coisa que realmente aprecio é o newsfeed altamente personalizado e infinito; a (barra de) rolagem não tem fim", disse.
Em um post no blog da empresa, Meyer anunciou que o Yahoo começará a introduzir as mudanças nos próximos dias, e que novas mudanças e melhoras surgirão ao longo dos próximos meses. O newsfeed infinito contendo reportagens, imagens e vídeos é semelhante ao do Facebook e do Twitter.
Mayer também afirmou em seu blog que o site ofereceria aplicativos inovadores, permitiria que os usuários fizessem login com suas identidades do Yahoo ou do Facebook e funcionaria bem em smartphones e tablets.
O Yahoo é um dos sites de Internet mais visitados do planeta, mas a receita vem caindo nos últimos anos em função da concorrência do Google e do Facebook.
A empresa também vem sendo perturbada por tumultos internos causados por uma rápida sucessão de trocas de comando executivo.
Mayer, 37, assumiu depois de um período tumultuado na empresa, com a renúncia do então presidente-executivo Scott Thompson após apenas seis meses no cargo devido a uma controvérsia sobre suas credenciais acadêmicas. A disputa levou o co-fundador do site, Jerry Yang, a renunciar ao seu posto no conselho e romper suas ligações com a companhia.
A receita do Yahoo foi de 5 bilhões de dólares em 2012, com crescimento zero ante o ano anterior. Em 2010, a companhia faturou 6,3 bilhões de dólares.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Homens usam mais desculpas para evitar sexo do que mulheres



Já se foi o tempo em que só as mulheres diziam “não” ao sexo. Nos dias de hoje, os homens estão mais propensos a negar a transa do que elas. De acordo com um estudo no Reino Unido, 62% dos homens assumiram rejeitar a relação sexual com mais frequência do que a parceira. As informações são do Daily Mail. 
A pesquisa, feita pelo site ukmedix.com, no Reino Unido, mostrou que as justificativas mais usadas pelos homens para falta de apetite sexual são cansaço, estresse no trabalho e dor de cabeça. Mas, na verdade, os motivos são outros. O principal é a falta de confiança no corpo (38%), seguida da falta de libido (35%). Em terceiro lugar, os entrevistados apontaram o cansaço (31%), em quarto problemas no trabalho (25%) e, depois, por estarem interessados em algo na TV (19%).
A pesquisa abordou 1.922 homens britânicos com mais de 18 anos em um relacionamento longo. Foram feitas perguntas relacionadas à vida sexual dos homens com a parceira. 

Aos 16 anos, garoto é o mais novo a fazer cirurgia para mudar de sexo



Aso 16 anos, Jack Green conseguiu a permissão dos pais para realizar o sonho de se transformar em uma menina – foi a pessoa mais jovem do mundo a ter uma cirurgia de mudança de sexo – e adotou o nome de Jackie. "Deus cometeu um erro, eu deveria ser uma menina", disse à mãe.  Aspirante à modelo, Jackie foi finalista no concurso de Miss Inglaterra. Atualmente, aos 19 anos, é hostess na loja Burberry em Bond Street. As informações são doDaily Mail.
A história do garoto que tentou suicídio várias vezes até conseguir se transformar em mulher é tema de um documentário que será transmitido pela BBC no final do mês. Jackie foi diagnosticada com transtorno de identidade de gênero (GID), por psiquiatras. O número de crianças encaminhadas para uma avaliação GID no Tavistock aumentou de 97 em 2009 para 208 em 2011, e mais são esperados este ano.
"Tem-se observado que as áreas no cérebro de algumas pessoas transexuais são estruturalmente as mesmas que o sexo que eles sentem que são", disse o diretor do Serviço de Desenvolvimento de Identidade de Gênero na Tavistock, Polly Carmichael. "Nós não temos uma resposta definitiva, mas é provável que seja uma combinação de fatores ambientais, genéticos e biológicos”, completou.
A vida dos transexuais, porém, é difícil. Uma pesquisa feita nos EUA mostrou que quase metade das pessoas já tentou o suicídio e eles têm duas vezes mais probabilidade de desemprego do que o resto da população. Mas, para Jackie a situação é diferente. Ela começou a fazer tratamento hormonal aos 14 anos - nunca passou pela puberdade masculina e sua voz não engrossou.
"Um monte de transexuais têm características masculinas, porque eles não foram capazes de tomar os remédios cedo como eu fiz. Isso faz com que eles se destaquem, tornando-se muito mais difícil de se encaixar na sociedade, especialmente quando se trata de um trabalho", explicou Jackie.
Aos oito anos, Jackie enviou um e-mail a todos de sua escola primária dizendo ser uma menina presa dentro do corpo de um menino. Depois disso, começou a ir à escola vestida como uma menina. “Jackie ficou muito melhor depois disso”, disse a mãe Susan. “Com cerca de 10 anos de idade, eu lembro de ter dito a minha mãe que se eu começasse a me transformar em um homem, eu me mataria. Eu estava ciente de que estava me aproximando da puberdade e que, juntamente com o bullying, era demais. Eu tomei uma overdose de Paracetamol e acabei no hospital. Olhando para trás, foi mais um grito de socorro", lembrou a jovem. Foi então que passou a tomar bloqueadores de testosterona.
"Eu sou uma menina, sempre fui"

Jackie fez a mudança de sexo, colocou silicone nos seios e quer participar novamente do concurso de Miss Inglaterra. Está namorando há dois anos e é a favor do tratamento e do procedimento em outras adolescentes. "Eu sei que há muita controvérsia sobre GID e bloqueadores, mas acho que as crianças precisam de mais crédito para saber quem são. Não há muito tempo para mudar de ideia se você quiser”, disse.

Transtorno de gênero

GID é diagnosticado quando a criança apresenta vários comportamentos característicos, inclusive afirmando repetidamente o desejo de ser, ou insistindo que é, do outro sexo. Muitas crianças ficam cada vez mais angustiadas com o problema - a ponto de depressão - à medida que envelhecem, especialmente quando se aproxima a puberdade. Normalmente, elas expressam desgosto com sua genitália.

Evidências sugerem que quatro em cada cinco crianças pré-púberes diagnosticadas com GID não experimentam a condição na idade adulta. Um em cada cinco consegue ser feliz com o gênero de nascimento. “Em alguns casos, o tratamento com drogas é necessário. Mas nós trabalhamos duro para tentar manter as crianças abertas a todas as possibilidades”, disse Polly.  

Transplantados posam sem roupa para incentivar doação de órgãos



Casais ingleses posaram nus para uma campanha. Entre os pares estão pessoas que passaram por cirurgias para receber órgãos doados de outros seres humanos. Trata-se de uma ação da entidade Live Life Then Give Life, fundada por transplantados e que visa incentivar que mais pessoas sejam doadoras. As informações são do site do jornal Daily Mail.
A campanha, batizada de Let Love Live On (deixe o amor continuar) mostra casais sem roupa alguma, exibindo cicatrizes das operações. 
Entre os fotografados está Kate Ball, 31, que sofria de cardiomiopatia dilatada e recebeu um coração. "Na época senti como se tudo tivesse sido retirado de mim. Mas meu novo coração me deu a chance de continuar e ter uma vida normal e feliz", disse ao jornal. Ela conheceu seu marido Chris logo após a operação. "Se as pessoas soubessem que se registrando no serviço de doação de órgãos eles estariam dando chance a casais como nós de continuar a viver suas vidas, acho que isso as encorajaria", afirmou.
A campanha foi lançada nesta semana na Inglaterra para coincidir com o Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados em vários países.

Academias: fim a obrigatoriedade do exame médico divide opiniões



Academias de São Paulo não são mais obrigadas a exigir exame médico de novos alunos ou renová-lo após seis meses. A regra, que era válida até o dia 9 de janeiro, foi modificada pelo vereador licenciado Antonio Donato (PT) e promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, José Américo (PT). Se por um lado alguns alunos comemoram uma etapa a menos na hora na matrícula, por outro os médicos criticam a mudança.
A partir de agora, só precisarão fazer exames alunos que estão fora da faixa etária entre 15 e 69 anos.  Os demais só serão obrigados a responder um questionário com perguntas relacionadas a problemas ósseos, nas articulações, circulatórios e cardíacos. Caso haja suspeita de alguma doença ou complicação, a academia pode encaminhá-lo a um especialista, mas não é obrigada a assumir qualquer responsabilidade.
Incentivo à prática de exercícios
A justificativa para apresentar o projeto foi de que a obrigatoriedade do exame médico faz com que os alunos percam o incentivo às atividades físicas em academias e optem por exercícios em casa ou ao ar livre, o que pode causar mais danos à saúde. A iniciativa, porém, divide opiniões entre alunos, instrutores e médicos.

 “Nós ficamos muito felizes com a mudança. Acredito que não existe lugar melhor e mais seguro para praticar exercícios físicos do que dentro de uma academia. O grande risco é comprar uma revista e treinar sozinho, sem orientação de um profissional ou descer no condomínio e treinar em três ou quatro equipamentos por conta própria. Esse é um lugar com profissionais treinados para orientar os alunos”, defendeu Peter Thomas, diretor da Runner. Para ele, a obrigatoriedade servia como tática para “capitar clientes para consultas”. “A gente recebia atestado de oftalmologista, ginecologista e outros profissionais que não são especializados em condicionamento físico. Era uma lei muito fácil de ser burlada”, disse.
Frequentador assíduo de academia, o designer Paulo Brandão, de 26 anos, não gostou da novidade. “Independente de a pessoa praticar ou não exercícios físicos, ela precisa se consultar com um médico para ver se está tudo bem”, opinou. Ele pratica musculação todos os dias e não abre mão de fazer avaliações sempre que preciso.
Diferentemente de Paulo, o publicitário Leonardo Novaes, de 24 anos, que também não fica um dia sem fazer musculação, acha que essa é uma barreira a menos para os alunos. “O exame médico nunca serviu para nada, boa parte das academias só o exigia quando o aluno se matriculava. Avaliações mais completas que medem os níveis de gordura e tamanho dos músculos são mais úteis e efetivos para quem faz musculação”. Para ele, o fim da obrigatoriedade só coloca em prática o que já acontece nas academias porque “ninguém se importa com o exame médico”.
Doença silenciosa
Preocupados, profissionais da saúde criticam a medida e alertaram para “doenças silenciosas”, que podem causar um ataque cardíaco durante a prática de exercícios.  “No consultório, você faz um exame clínico, vê as condições do paciente. Se necessário e dependendo da idade, são realizados alguns exames como o eletrocardiograma. A maior incidência de infarto é aos 65 anos, então liberar pessoas entre 15 e 69 anos é muito preocupante”, justificou André Negrão, clínico geral e cardiologista do Hospital São Luiz, em São Paulo

Por isso, ainda que alguns alunos comemorem a facilidade do processo, médicos são contra as mudanças, principalmente para pessoas sedentárias, que resolvem se exercitar depois de muito tempo. “Mesmo se for apenas uma caminhada, ela gera um grau de energia capaz de flagrar uma doença no coração. As doenças cardíacas são silenciosas”, alertou o cardiologista.
“É importantíssimo realizar o exame médico no consultório para adequar o estado da pessoa com a atividade física. Todo exercício precisa ser monitorado. Já vi algumas tragédias em academias. Eu me lembro de um rapaz jovem que enfartou enquanto fazia exercícios. Desceu para o vestiário com dores e acabou tendo uma parada cardíaca”, relembrou André. De acordo com ele, isso é mais comum de acontecer do que a gente imagina.

João Paulo II pode ser canonizado este ano, diz ex-secretário



Ex-secretário pessoal de João Paulo II e de Bento XVI, o polonês Mieczyslaw Mokrzycki afirmou nesta segunda-feira que, "se houver um milagre em breve, a canonização (de Karol Wojtyla) pode acontecer até mesmo no próximo outono".
"A renúncia do papa Bento XVI não afetará o processo de canonização de João Paulo II", explicou Mokrzycki, que foi secretário do papa polonês a partir de 1996 e do papa Bento XVI durante os primeiros anos de seu pontificado.
Mieczyslaw Mokrzycki, atual arcebispo metropolitano de Lviv (sudoeste da Ucrânia), também destacou o importante trabalho de Bento XVI, que aprofundou "a fé e o conhecimento religioso da Igreja", com homilias, encíclicas e cartas que evidenciaram "o valor das palavras na vida cristã".
Quanto ao futuro pontífice, o arcebispo Mokrzycki considera que a Igreja Católica precisa de "um papa que defenda os valores cristãos que Jesus Cristo transmitiu", que proteja a Igreja do liberalismo, que defenda "os Dez Mandamentos e a Lei de Deus na vida cotidiana".
Para o religioso, o papa pela primeira vez poderia não ser europeu já que, como lembra Mokrzycki, "a Igreja é universal e está presente em todos os continentes".

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Com beijo de 58h, casal tailandês quebra recorde mundial



Com o tempo de 58 horas, 35 minutos e 58 segundos um casal tailandês bateu o recorde mundial de beijo mais longo, anunciou o organizador deste concurso peculiar do dia de São Valentim.
Ekkachai e Laksana Tiranarat derrotaram os vencedores do ano passado e donos do recorde anterior (50 horas, 25 minutos e um segundo), um casal gay que desta vez desistiu da disputa apenas dois minutos antes deles. O agente de segurança de 44 anos e sua esposa, de 33, receberam o prêmio de mais de R$ 6,5 mil e dois anéis com diamantes.
Esta é a segunda vez que o casal vence o concurso, Eles já haviam levado o prêmio em 2011. Nove casais disputaram o concurso, alguns deles com o auxílio de caixotes para que ambos ficassem na mesma altura.
Não era permitido sentar e os casais não podiam interromper o beijo, inclusive quando bebiam um pouco de água com o auxílio de um canudo ou quando precisavam usar o banheiro. As regras eram muito duras para alguns, como um casal de septuagenários que abandonou a disputa após uma hora.

Horário de verão termina neste fim de semana em 11 Estados e no DF


No próximo fim de semana, chega ao fim o horário de verão. À meia-noite de domingo, moradores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e do Distrito Federal devem atrasar seus relógios em uma hora.
Em vigência desde o dia 21 de outubro, o horário de verão tem como objetivo diminuir o risco de problemas de fornecimento de energia elétrica no período em que a demanda cresce, devido ao calor intenso e à produção industrial para o Natal. Com luminosidade natural por mais tempo, a concentração do consumo se dilui das 18h às 22h, evitando a sobrecarga no sistema, argumentam os defensores da medida.
Na última década, segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão possibilitou redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de pico, das 18h às 21h. A estimativa do governo é de que a edição deste ano tenha sido suficiente para uma economia de R$ 280 milhões e uma redução média de cerca de 5% na demanda por energia nessa faixa horária. Na edição anterior, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o País economizou R$ 160 milhões.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estudo: aumenta número de jovens que dispensam preservativo



O número de jovens que mantiveram relações sexuais sem o uso de preservativo no Ocidente teve uma forte alta nos últimos dois anos, aponta uma pesquisa da Fundação Parenthood divulgada nesta segunda-feira. O dado preocupa profissionais da área de saúde.
O estudo mostra um aumento do sexo desprotegido principalmente entre adolescentes dos Estados Unidos e da Europa. Entre os americanos, a porcentagem subiu de 38% em 2009 para 53%, enquanto a França registrou um aumento de 19% para 40%.
A pesquisa, realizada por ocasião do Dia Mundial da Contracepção, também aponta a Tailândia como um foco de preocupação, uma vez que 62% dos jovens tailandeses fizeram sexo sem proteção com um novo parceiro. A porcentagem também foi superior a 50% na China, Coreia do Sul, Noruega e Estônia.
O estudo destaca que, em Europa, região Ásia-Pacífico, América Latina e Estados Unidos, o principal motivo para a ausência do preservativo foi não tê-lo disponível no momento da relação sexual.
"Os resultados mostram que muitos jovens têm pouco conhecimento sobre uma vida sexual saudável, têm receio de exigir o uso de preservativo, ou não desenvolveram a habilidade de negociar o uso da camisinha com o parceiro", assinala Jennifer Woodside, da Federação Internacional de Planejamento Familiar.
A pesquisa, patrocinada pela gigante farmacêutica alemã Bayer, ouviu 5.426 jovens de 15 a 30 anos em 26 países, entre abril e maio.

Argentina se casará com assassino da irmã no Dia dos Namorados



Uma argentina de 22 anos se casará com o assassino da irmã gêmea esta quinta-feira, quando muitos países comemoram o Dia dos Namorados, após os noivos receberem autorização da Justiça, segundo a qual a jovem não sofre de transtornos psicológicos.
"O local do nosso casamento é secreto para manter a intimidade da cerimônia", disse nesta quarta-feira Victor Cingolani, condenado a 13 anos de prisão pelo assassinato de Johana Casas, irmã gêmea de sua futura esposa, Edith Casas.
Cingolani, que está preso na penitenciária de Pico Truncado (Santa Cruz, 1.500 km ao sul de Buenos Aires), é acusado, ao lado de Marcos Díaz, do assassinato em 2010 de Johana Casas, de quem também foi namorado.
"Para mim as duas morreram. Johana está com Deus e Edith, com o diabo", desabafou Valentín Casas, pai das gêmeas, segundo quem Cingolani "é o verdadeiro assassino da minha filha, um psicopata".
O acusado afirmou à Radio Diez que é inocente e disse confiar que "apesar de terem me condenado, vou sair; tenho fé porque as provas são totalmente falsas".
A juíza de Pico Truncado, Gabriela Zapata, autorizou o casamento ao destacar que não foram detectados transtornos psicológicos em Edith nos estudos solicitados por sua mãe, Marcelina Orellana, que teria conseguido a suspensão do casamento que estava prevista, a princípio, para dezembro do ano passado.
Cingolani disse que só convidou para o casamento o escritor Rodolfo Palacios, de quem se disse amigo e que o visitou na prisão. O escritor é autor, entre outros, do livro "Pasiones que matan, 13 crímenes argentinos".

Voltada para jovens, Campanha da Fraternidade rechaça camisinha


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira a Campanha da Fraternidade 2013 com o foco nos jovens - indo ao encontro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) da Igreja Católica, que será realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro - e mostrou-se preocupada com a criminalidade e o consumismo. No polêmico tema da sexualidade, o documento não cita o uso de preservativos, mas a Igreja mantém a posição contrária à camisinha e vai orientar os jovens a evitá-la, como explica o secretário-executivo da campanha, padre Luiz Carlos Dias. 

"Esse é um termo de ordem ética. A sexualidade existe para que os jovens possam se encontrar e viver de forma sadia e aberta para a vida. (O não uso de preservativos) é algo consolidado pela Igreja, é uma posição, uma orientação, e certamente aqueles que acolhem essa palavra tem relações afetivas mais maduras", afirmou ele.
"A escolha do tema foi em virtude de uma das opções preferenciais da Igreja pela juventude, olhando para os jovens hoje e seus problemas, especialmente algumas situações que assustam, como crimes, dificuldade de preparação para o mercado de trabalho e consumismo", completou Dias.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente da CNBB, chamou os jovens para serem "protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles”. "A campanha visa também preparar de uma forma 'mais próxima' a JMJ e nós queremos despertar na nossa sociedade a importância dos jovens. Nós devemos, como diz o Papa, ajudar os jovens a tornarem-se protagonistas de uma sociedade mais justa, mais fraterna, inspirada no Evangelho", ressaltou o cardeal.

Papa decidiu renunciar após ler relatório sobre "Vatileaks", diz revista



O papa Bento XVI teria decidido renunciar ao pontificado em 17 de dezembro do ano passado, após receber um novo relatório sobre o escândalo do vazamento de documentos oficiais do Vaticano, conhecido como "Vatileaks", que apontava uma "forte resistência" na Cúria romana em relação às medidas de transparência exigidas por ele.
A revelação está em um artigo da revista italiana Panorama, que será publicado amanhã mas que teve alguns trechos divulgados nesta quarta-feira. Segundo a revista do grupo Mondadori, propriedade da família Berlusconi, em 17 de dezembro de 2012 Bento XVI recebeu os três cardeais que nomeou para investigar o vazamento de seus documentos pessoais e do Vaticano, que acabaram publicados em um livro de Gianluigi Luzzi e que levaram à prisão do mordomo do Papa, Paolo Gabriele.
Os membros dessa comissão são os cardeais espanhol Julián Herranz, 82 anos; o italiano Salvatore De Giorgi, 82 anos, e o eslovaco Jozef Tomko, 88 anos, que interrogaram cerca de trinta pessoas do Vaticano sobre o caso.
Os três apresentaram um amplo relatório com documentação, entrevistas e interrogatórios, que revelaram, de acordo com a revista, uma grande "resistência na Cúria à mudança e muitos obstáculos às ações pedidas pelo papa para promover a transparência".
Segundo a publicação, o Papa ficou "muito impressionado" com os relatórios e só teve forças para contar sobre o conteúdo ao seu irmão, Georg. "Admitiu, talvez pela primeira vez, ter descoberto uma face da Cúria vaticana que jamais tinha imaginado. Antes do Natal começou a pensar seriamente em sua renúncia", afirmou a Panorama no trecho divulgado pela imprensa italiana.
Bento XVI, de quase 86 anos, disse hoje aos fiéis que renunciou ao pontificado "em plena liberdade e pelo bem da Igreja" e após constatar que "lhe faltam as forças necessárias para exercer com o vigor necessário o Ministério Petrino" (o Pontificado).

Em sua última grande missa, realizada hoje por ocasião da Quarta-Feira de Cinzas, o papa destacou a importância do testemunho de fé e vida cristã de cada um dos seguidores de Cristo para mostrar o verdadeiro rosto da Igreja. O Pontífice acrescentou, no entanto, que muitas vezes essa face "aparece desfigurada".
"Penso em particular nos atentados contra a unidade da Igreja e nas divisões no corpo eclesial", afirmou o papa. O Vaticano garante que Bento XVI renunciou apenas por questões de saúde.
Segundo o diretor do jornal vaticano L'Osservatore Romano, Gian Maria Vian, o papa tinha tomado a decisão de renunciar há muito tempo, após a viagem que fez ao México e a Cuba em março do ano passado, devido a sua avançada idade.